11.10.10

O que é ser Saudável...

...a Base da Prevenção e não segundo a mídia?

Hoje em dia, a maioria das pessoas é bombardeada com conselhos sobre saúde. A Televisão e os jornais divulgam diariamente uma nova recomendação de fonte declarada autorizada sobre um remédio, um suplemento de vitamina, um regime de exercícios, uma comida que deve ser evitada, ou um tipo de alimento que deve ser consumido, sem falar nas dietas de emagrecimento da moda divulgadas como relação de bestsellers. Geralmente estes conselhos se baseiam em novos estudos que foram divulgados na mídia, embora muitos vezes as informações não se fundamentem nesses estudos.
  As vezes, os reporteres de saúde não tem tempo para ler os estudos em questão, confiando apenas nas matérias da propria imprensa.Ou então leêm mas não entendem. Isso não significa que a propagação que trata da distribuição das doenças e seus fatores de risco para a população humana, não funciona. Um estudo pode não provar nada, mas uma organização de pesquisas, onde as informações vão se acumulando pouco a pouco, pode produzir evidências ciêntificas representativas. Por exemplo, os ciêntistas podem continuar discutindo sobre os detalhes de como se formam as placas nas artérias coronárias, mas existem poucas dúvidas de que uma dieta rica em gordura saturada contribui para a formação dessas placas e que o risco de uma doença do coração pode ser reduzido se a ingestão de gordura e colesterol for limitada, por isso é importante lembrar que tipo de comida tem mais gordura e se todos os alimentos gordurosas são igualmente nocivos para a saúde das pessoas.

A questão então para a longevidade é apontada como, a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação de acordo com pesquisas feitas, é claro que existem mais pormenores nesses fatores, seria muito postar aqui neste blog, por isso troxemos a você leitor um refêrencial sobre como manter ou ter uma boa saúde através de institutos que possibilitaram a essa postagem como nossa margem:

- O Guia completo da Saúde, publicado pela faculdade de Saúde Pública da Universidade da Califónia, Berkeley.

- Grupo Saude & Vida no Brasil


lembra-se "Saúde é coisa seria, Previna-se!"


Por Dedé Vieira

2 comentários:

  1. Opa dalee Dédé que blog massa sobre saúde, estou te seguindo aqui esse é um assunto que muito me interessa.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Puxa, que bom que gostou, espero que o blog mesmo que seja um pouquinho possa contribuir para uma referencia de boa saúde, desde já convido a ficar atento nas novas postagens posteriores do blog, estamos trantando temas muito oportuno do cotidiano, aceitamos suas sugestões também.

    Abraços Dedé Vieira

    ResponderExcluir

Se é Arte, é Categóricos!