29.12.10

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA!!

"Chegarão às férias... Lá vêm as festas.

É tempo de curtição!!!"

 
            Essa é a chamada preferida entre a maioria dos adolescentes. É justamente nessas épocas que a empolgação, certos tipos de diversão levam a fatos consequentes; e o mais comum entre estes fatos está a Gravidez não planejada ou até mesmo indesejada.Nos últimos anos, um número alarmante de jovens grávidas entre 13 a 17 anos trouxe muitas especulações, debates em programas de TV, encontros com psicólogos e orientações nas escolas; tudo isso parece algo satisfatório, mas só parece!
    Contatamos pessoas maiores de 45 anos e perguntamos a elas o que achavam sobre a Gravidez na adolescência, a resposta foi unânime, algo inadmissível, em épocas passadas uma jovem de 16 anos apresentar uma gravidez aos familiares era motivo de vergonha.
Embora sociólogos, psicólogos, educadores ou qualquer profissional que fechem os olhos e dizem que valores e morais não forão perdidas, estaremos aqui para mostrar a verdade, se trata sim de valores e morais que não existem mais em uma sociedade liberal. Acontece que temos um valoroso inimigo: a TV!

“NESSE CARNAVAL, DIVIRTA-SE E USE CAMISINHA!”

Esse foi o incentivo de um anúncio de cerveja no carnaval de 2010. A Mídia centralizou tanto a apologia ao sexo com programas, filmes, novelas, músicas e propaganda que a situação ficou descontrolada; agora o objetivo é fazer remendos em tamanha burrada que para alguns deixam eternas cicatrizes. “Forão descobertos novas doenças sexualmente transmissíveis nas últimas décadas, por isso vamos dar uma de cidadões, promover atenção em responsabilidade de prevenção e tirar nosso corpo de fora”, é o que eles pensam sem se dar conta que o incentivo a prática de relações sexuais entre jovens menores de 16 anos só aumenta com isso. Referente a essa questão o IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística) trouxe uma nota:

“Quando a jovem tem menos de 16 anos, por sua imaturidade física, funcional e emocional, crescem os riscos de complicações como o aborto espontâneo, parto prematuro, maior incidência de cesárea, ruptura dos tecidos da vagina durante o parto, dificuldades na amamentação e depressão. Por tudo isso, a maternidade antes dos 16 anos é desaconselhável... O jovem casal deve ter em mente que um filho inesperado pode significar ter que rever seus projetos de vida, interromper os estudos ou cancelando planos futuros de vida profissional. Uma criança exige atenção, amor, dedicação, além dos cuidados físicos. Durante muito tempo ela será totalmente dependente dos pais, que deverão educá-la e contribuir para a formação de seu caráter".


Tome essa matéria como um alerta e não uma crítica!

5 comentários:

  1. Silvério Lima23:08

    Um ponto bastante oportuno e de seria atenção, não queremos criar mais pessoas estupidas se é que me entendem!

    ResponderExcluir
  2. Maah Silva23:14

    Entendemos sim Silvério, mas acredito que não é bem por ai, gravides não planejada até pode ser, mas indesejada não concordo; por que independente do que for os país tem toda capacidade de dar amor e segurança, não estamos criando pessoas estupidas, esse processo apenas foi antecipado!

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal,
    primeiramente quero agradecer os comentários. Apenas por motivos de esclarecimentos, quando citamos na matéria a palavra "indesejado", não foi no sentido de não dar amor, carinho; mas sim com o desconforto de uma falta de planejmento que uma gravidez nesses fatores causam.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Concordo que a propaganda oficial focaliza demais suas ações no período de carnaval e simplifica à mera distribuição de camisinha. O que falta realmente é um trabalho de conscientização que começa e deve se estender nos lares.

    Se quiser, conheça também meu blog:

    http://midiacidada.blogspot.com/2010/12/melhores-estrangeiros-de-2010.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. lidiane vieira11:14

    Achei muito interessante esse tema que vocês abordaram, visto que hoje os jovens a maioria só querem saber de curti mais sem responsabilidades e sem saber quais seram as consequências de tal ato , no entanto um jovem de 13 a 16 anos não tem mesmo maturidad embora eu acredito que sim se comentos um ato por diversão e etc e tal ato nos leve a ruina estaremos pagando pelas consequências, eu tambem concordo que a midia influência muito na vida dos adlescêntes visto que estão numa êpoca de rebeldia e curtiçâo e tv encêntiva muito que eles devem buscar a "liberdade e a vida e apenas curtição que amanhã você pode morrer então vamos curti o hoje sem se preocupar com o amanhã" Eu também acredito que para evitar algumas frustações no futuro o dialos de pais e filhos são muito importântânte para o bom relacionamento social no futuro e servirá de grande ajuda tanto para os pais como para os filhos , claro se os filhos acatarem as oriêntações de seus pais.

    ResponderExcluir

Se é Arte, é Categóricos!