25.4.11

Intolerância, a liberdade disse Adeus! PARTE 1

      No pleno sentido da palavra, Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões

      Em sua forma cotidiana, a intolerância é uma atitude expressa através de argumentação raivosa, menosprezando as pessoas por causa de seus pontos-de-vista, características físicas e culturais, retratando algo negativamente devido aos próprios preconceitos.


    O AVM  apresenta agora uma serie em 3 edições de níveis de intolerância; em sua forma informal a mais severa, Solicitamos que avalie os conceitos expressos nesta e nas posteriores edições:

Intolerância Religiosa: Religião de quem?

    A história nos mostra que a perseguição religiosa ocorre de longas datas e estas foram expressas com marcas que deixaram cicatrizes como prisões ilegais, espancamentos, torturas, execução injustificada, negação de beneficios e de direitos e liberdade civis.Por exemplo na idade média, judeus, foram alvos de perseguições ainda antes do fim do império romano, os Antissemitas ( pessoa que se basea em ódio contra o histórico etnico, cultural ou religioso Judaico) atribuiem aos judeus difamações e inferioridade por parte do país onde residem. Manifestações antissemistas desde outrora é vista por violentos ataques organizados contra comunidades judaicas, para citarmos apenas um como a inquisição espanhola a expulsão da Espanha em 1942.

    O Holocausto protagonizado pela Alemanha Nazista foi o maior massacre já registrado, nazistas desenvolveram métodos que exterminaram milhões de pessoas que eram considerada indesejadas pelo regime, um confronto contra ideias religiosos a sua objeção de consciência, como aconteceu com as Testemunhas de Jeová e alguns sacerdotes católicos. Nos EUA houve intensa perseguição contra os pioneiros Mórmons sendo que muitos foram expulsos de sua casas.

    No Brasil por ser um país de maioria absoluta católica, a prática religiosa da Umbanda foi duramente perseguida pelas delegacias de costumes até a década de 60; devido ao crescimento de seguidores dessas práticas a Igreja católica Romana criou em 1952 um secretariado especial da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) com o intuito de acabar com o aumento de fiéis da Umbanda e demais “cultos mediúnicos”. Com a diversificação religiosa o número de intolerância também aumentou motivando o então Presidente Luis inácio Lula da Silva a criar o 'Dia Nacional de Intolerância Religiosa'. Hoje em dia, os acontecimentos mostram que a intolerância por qualquer especie que for continua abrindo portas a violência de uma forma bruta e irracional.Observe :

17/04 -Supostos palestinos foram presos hoje  pela morte a facadas de cinco integrantes de uma família de colonos na Cisjordânia no mês passado.



17/04 -Testemunhas de Jeová são brutalmente atacadas na Bulgária por grupo extremistas VMRO    As imagens são impressionantes. Foram registradas pelo jornal local, acompanhe:



Por mais diferentes que forem nossas opniões e crenças, violência foi, é, e sempre será algo totalmente injustificavél e mediocre!!



Aedição
Fonte e apoio de pesquisa: wikipedia.org / Biblioteca Municipal Mário de Andrade - SP.

5 comentários:

  1. Anônimo12:45

    Nada justifica a violência e o odio etnicos religiosos, pensava que com o exemplo da Segunda Grande Guerra a humanidade fosse aprender algo! Mas vejamos esse fator que aconteceu no ultimo dia 17 na Bulgária na igreja das Testemunhas de Jeová! Perguntemos: Aprendemos algo do massacre nazista e da guerra que matou por volta de 60 milhões de pessoas? A violência contra não violência mostrada nas imagens mostram claramente que nada mudou. somente lamento pelos agressores e deixo minha sincera homenagem aos crentes que tiveram seus supercilios cortados e narizes quebrados que apanharam calados com um autodominio sem igual, talvez até para proteger seus pequenos e mulheres que podiam se encontrar dentro do seu templo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:00

    Essa serie de 3 artigos sobre intolerancia que AVM esta postando realmente é as melhores do blog, pois artigos de concientização nos ajuda a ver para onde o mundo está caminhando! E olha que exemplos negativos como esses é o que não falta! A Santa Inquisição Catolica é um belo exemplo, milhares morreram, outros perseguidos torturados e obrigados a se voltarem contra seus próprios conceitos. concordo plenamente com o primeiro comentario ''Será que aprendemos algo do Holocausto Nazista?'' onde as mesmas Testemunhas de Jeová nesse video também foram perseguidas e as primeiras a serem levadas aos campos de concentrações antes mesmo da Noite dos Cristais em 1938 que marcou a perseguição ao povo Judeu? Uma vez mais no ano de 2011 temos exemplos que o ser-humano está longe de conviver consiigo mesmo.

    Jonathan

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:15

    Olha eu num sei nada da religiao dos testemunha di jeová. mas acho q essas pessoas são as mais odiadas do mundo!!! por isso que acho que bateram neles na Bulgaria, aki na minha igreja o pastor fala bastante de jesus e tal, mais tem dia q ele pega pra falar mal da religiao testemunhas de jeová, q eles fazem isso, q eles fazem akilo, pensava q era soh na minha igreja mas eu visitei outras igrejas evangelicas tambem fala mal, meu deus tem ateh um tal de abilio diniz q fez um audio falando mal deles. sabe pq que os testemunhas de jeova sao pessoas tao odiadas assim? eles naum sao evagelicos como nos?

    ResponderExcluir
  4. Aedição21:38

    Olá, realmente independentemente de crença, violência nunca será algo toleravel.Referente as Testemunhas de Jeová nós do AVM orientamos a você que entre em contato com alguma delas pessoalmente ai na sua localidade, eles com certeza trarão respostas as suas perguntas

    Aedição

    ResponderExcluir
  5. Jonathan22:06

    Já que a pergunta foi feita, terei o prazer de explicar mais sobre as Testemunhas de Jeová e seu estudo domiciliar biblico para todos que alem do terceiro comentarista acima quiser saber. Me procurem no seguinte email:

    biblia_ensina@yahoo.com.br

    Deus abençoe a todos


    Jonathan Silva

    ResponderExcluir

Se é Arte, é Categóricos!