27.4.11

Intolerância, a liberdade disse Adeus! PARTE 2

Racismo, seres-humanos ou bichos?

Começa agora a 2º parte sobre o assunto Intolerância, neste trouxemos a tona uma questão que infelizmente é bem viva em nosso meio: o preconceito racial! acompanhe os videos a seguir para entendermos melhor:

Até onde vai seu preconceito?


Campanhas mostram aonde as pessoas guardam seus racismos:


Racismo: pra quê?


Para chegarmos a algum conceito entendamos primeiro o que é discriminação e preconceito de forma racial:

A discriminação racial,  expressa a quebra do princípio da igualdade, como distinção, exclusão, restrição ou preferências, motivado por raça, cor, sexo, idade, trabalho, credo religioso ou convicções políticas. 

Já o preconceito racial  indica opinião ou sentimento, quer favorável quer desfavorável, concebido sem exame crítico, ou ainda a atitude, sentimento ou parecer insensato, assumido em conseqüência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio, conduzindo geralmente à intolerância.

"Branco. Algo mais que uma cor. Por uma seleção realmente branca." As palavras são fortes e acertaram em cheio Gerald Asamoah, primeiro negro a envergar a camisa da Alemanha, episódio ocorrido na copa de 2006. No mesmo ano os alemães já haviam gastado milhões para coibir a intolerância racial, e mesmo assim um partido de extrema direita, o NPD (abreviação de Partido Nacional Democrata), não encontrou entraves para atacar um jogador do time nacional. Além de ofender Asamoah, procuravam atingir também Patrick Owomoyela, descendente de africanos e hoje fora do elenco de Klinsmann.Os alemães gastaram, de 2001 a 2005, 156 milhões (cerca de R$ 460 milhões) em 3.600 projetos para coibir atos racistas. A violência, porém, não cessou.Esses acontecimentos ainda existem no nosso meio, seres-humanos comparados como "lixos" por causa de sua cor.

A Lei

Racismo é crime e pelo  Código Penal,o acusado pode pegar pena de 1 a 3 anos de reclusão, e multa. A pergunta então é: como e por que o recismo se dissimina tão rápidamente pelas pessoas? como você responderia? Comente.

mas antes analise este comentário de Arnaldo jabour:

Fontes de pesquisa por Carmem Hernandes e editoração Dedé Vieira

Um comentário:

  1. Jonathan Silva21:42

    Bichos é o que somos!!!
    Porque até os animais são mais humanos que a gente, onde começa o racismo? A resposta é simples:

    Dentro de casa, filhos não conversam mais com os pais, pais não tiram tempo para dialogar com seus filhos, assim o futuro da sociedade caminha cada vez mais para uma intolerancia tipica!

    Sem carinho, sem amor, sem alguem para ensinar a diferenciar o certo do errado dentro de casa, filhos não conversam mais com os pais, pais não tiram tempo para dialogar com seus filhos, assim o futuro da sociedade caminha cada vez mais para uma intolerancia tipica!

    *Sem carinho, sem amor, sem alguem para ensinar a diferenciar o certo do errado dentro de casa estamos criando pequenos monstrinhos, que vão aprender que tudo o que é seu é melhor, time, cor, religião, e o resto: O Resto que se exploda!!!

    ResponderExcluir

Se é Arte, é Categóricos!