23.5.11

Sociedade em Difusão

 por Carmem Hernandes

   A Sociedade está se movimentando em um ritmo muito acelerado. Tudo que é agora, na verdade já foi e as mudanças acontecem a cada segundo. Mas, o hoje, o agora, o nosso momento, nos dá uma riqueza de detalhes que precisamos tentar assimilar, perceber, no mundo e em nós mesmos.
   Bem vindos ao espaço: Sociedade em Difusão. Todas às segundas-feiras estaremos juntos no A Vida é o Movimento, com curiosidades e assuntos interessantes mostrando a sociedade em movimento e os assuntos que rodeiam e embalam esse desenvolvimento.

Vocês conhecem o Instituto Baccarelli?

   Uma ong, situada na cidade de São Paulo, que oferece formação musical e artística a crianças e jovens, proporcionando desenvolvimento pessoal e criando a oportunidade de profissionalização na área musical. Seu foco é principalmente as crianças e jovens em situação social mais vulnerável. O instituto conta com a parceria de muitas empresas para manter os seus projetos, como Grupo Votorantim, Petrobrás e algumas outras. Vamos destacar 3dos projetos desenvolvidos da Ong : 

Sinfônica Heliópolis

O programa Sinfônica Heliópolis, proporciona aos alunos a prática orquestral e o conhecimento de repertório sinfônico. Sua história remonta ao ano de 1996, quando, sob a coordenação do maestro Sílvio Baccarelli, um grupo de 36 alunos da comunidade de Heliópolis deu origem a uma orquestra de cordas. Em 2004, a direção da instituição pôs em prática o sonho de formar uma orquestra sinfônica. Para isso, seria necessário encontrar estudantes que estivessem em nível similar de conhecimento musical do grupo já existia. Percebendo a dificuldade de atingir esse objetivo somente com moradores da comunidade de Heliópolis e, entendendo que a diversidade no grupo seria a maneira mais plena de praticar inclusão social, foram abertos testes para estudantes de música de todos os estados do Brasil. Atualmente, a orquestra é composta por 80 músicos vindos das mais diversas cidades do país, como Fortaleza, Santa Catarina e Manaus, que foram motivados por matérias jornalísticas e por professores do instituto que encontravam esses prodígios, em festivais de música pelo país. Essa integração de jovens de vários lugares e das mais diferentes formações gera resultados bastante positivos, pois, além de adquirirem o conhecimento da prática orquestral, os alunos também aprendem a conviver com outras pessoas com realidades distintas. Durante sua trajetória, a Sinfônica Heliópolis acumulou grandes experiências tanto em concertos eruditos quanto em populares.

Orquestra do Amanhã

   A Orquestra do Amanhã, visa oferecer a crianças e adolescentes, introdução ao estudo dos instrumentos que compõem o universo de uma orquestra sinfônica: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone e percussão. Apesar de ter sido a primeira atividade realizada com a comunidade em 1996, passou por alterações ao longo dos anos. Em 2003, em paralelo à prática orquestral, foi instituído o chamado ensino coletivo de instrumentos como forma de trabalhar a iniciação musical com os alunos mais jovens. Atualmente, é um programa que oferece aulas coletivas para os que estão tomando o primeiro contato com os instrumentos tanto quanto aulas individuais de aprimoramento, para aqueles que já estão em níveis mais avançados. As aulas teóricas complementam o aprendizado. O projeto também tem formado grupos de música de câmara, como duetos e quartetos de cordas, quintetos de sopros e de metais, orquestra de câmara, grupos de cellos e de violas, além de orquestras-escola de níveis infantil, infanto-juvenil e juvenil – método que propicia a prática orquestral desde os primórdios e prepara os alunos para um bom desempenho em grupo, reproduzindo e buscando desde cedo, a familiarização com o futuro ambiente profissional.

Canto Coral

   Esse projeto promove o ensino de canto coral para crianças e adolescentes da comunidade. Como por exemplo o Coral da Gente, programa desenvolvido pelo Instituto Baccarelli desde o ano 2000.
As atividades desse projeto representam uma introdução ao universo musical de forma leve trazendo uma grande troca entre os grupo já existentes, e por essa característica o Coral da Gente atua como porta de entrada para as crianças no Instituto Baccarelli, que visam as outras atividades. As aulas de técnica vocal, postura, respiração e percepção musical são ministradas por profissionais conceituados e preparados pedagogicamente para trabalharem com o desenvolvimento dos alunos. O trabalho de expressão cênica complementa o método de ensino, tornando o aprendizado mais lúdico e envolvente,  estimulando a manifestação de emoções por meio do movimento e gerando consciência do corpo no espaço. Sempre com repertório diversificado e de muita qualidade, o Coral da Gente está sempre realizando apresentações em importantes espaços culturais da cidade de São Paulo, também cantando em diversos idiomas como espanhol, ingles, hebraico a até dialetos africanos.


Favela do Heliópolis - SP

Atualmente, vários são os projetos promovidos pelo Instituto Baccarelli, falamos apenas de uma parte. Esses projetos vem promovendo não só uma formação na área musical, como também formação social, realizando sonhos, abrindo portas para um futuro de muitas possibilidades. Isso é movimento tentando melhorar o futuro de todos.


Fonte:



Um comentário:

  1. Dedé Vieira17:12

    Te desejo mto sucesso, foi complicado né, mas ocorreu td bem; será uma nova etapa cheio d valores e conteudo. Obrigado por estar com agente!

    Bjos

    Dedé

    ResponderExcluir

Se é Arte, é Categóricos!