13.5.11

Digestivo Cultural

por Jéssely Diamente

Grandes sucessos de bilheteria são Spartacus e Gladiador.  Essas grandes obras, embora sejam hollywoodianas, contadas especialmente para comover e impressionar os espectadores, contam as histórias reais de gladiadores que nos circos romanos lutavam contra outros homens ou feras com o intuito de divertir o público, sendo que tais batalhas geralmente acabavam apenas quando um deles caia por terra. O motivo principal para tais lutas era o fato de que eram escravos... E lutavam com a intenção de conseguir sua liberdade.
É possível fazer uma analogia para os dias de hoje. O homem atual não nasce escravo... Mas ele torna-se um escravo. Um gladiador. De que forma? No mundo atual, a sociedade capitalista os induz a estar sempre em progresso contínuo. Sempre procurando trabalhar e tornar-se melhor. A sociedade em si os torna escravos, de si mesmos, de suas ansiedades, e do capitalismo. Eles travam por assim dizer uma batalha “diária” contra todas essas coisas, buscando assim conseguir sua liberdade.
Embora sejam histórias próprias para atrair o público, há sempre uma lição de moral... Uma forma de conscientizar a sociedade. Reflita: Você é um gladiador? Ou já se tornou um homem livre?


Fica a dica!

3 comentários:

  1. Bruna16:49

    Interessante seu ponto de vista.
    Embora nao seja igual era com os gladiadores atualmente ainda há essas guerras só que de um modo diferente nao diretamente mais tem que ser enfrentada todos os dias.
    Nunca havia pensado assim apesar de nao ser extenso deu para entender a mensagem pois é muito bom,gostei bastante,esta de parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:43

    Oque posso entender desse blog, é deixar bem esclarecido o fato que as intençoes por tras de um filme é mostrar de maneira um pouco chocante, mas real, de ter existido um dia a escravidão,e pessoas lutarem com seus semelhantes pela sua própria existência, é bom pela cultura, não muito diferente de hoje, fazer oque por enquanto tem que ser assim, beijos amei seu modo simples e claro de escrever.

    ResponderExcluir
  3. Higor22:27

    È a pura realidade,muitos filmes trazem a realidade mais de um modo diferente,nos dias de hoje o mundo esta cada vez mais se tornando escravo do trabalho e lutando pelos seus objetivos.Apreciei sua coluna,deu para entender a mensagem! Parabéns.

    ResponderExcluir

Se é Arte, é Categóricos!