27.5.11

Digestivo Cultural

por Jéssely Diamente

            São Paulo… A vida agitada de uma grande metrópole. A cidade que nunca dorme. As pessoas estão sempre tão atarefadas, sempre correndo de um lado para o outro. Mas já parou para observar a arquitetura que envolve a cidade? Às vezes andamos pelas ruas e nos deparamos com grandes monumentos em certos locais. Já se perguntou o que eles significam? Porque estão lá?
            Vamos analisar algumas dessas estátuas. A “Borba Gato” possui 10 metros de altura e pesa 20 toneladas. Localizada na Avenida Santo Amaro, foi construído por Júlio Guerra em homenagem a Manoel de Borba Gato, um bandeirante paulista que prosseguiu sua vida nas bandeiras, sempre desbravando o sertão indomável, preando índios e fundando arraiais. Sua história, ainda envolve disputa de poder, assassinato e fuga. Recuperou o prestígio porque encontrou ricas jazidas de ouro, cujo segredo de localização trocou pelo perdão e por favores do Rei.

 
               O Monumento da República localizado na Praça Princesa Isabel, mostra a figura do Marechal Deodoro da Fonseca um dos principais líderes da proclamação da república e o patrono do exército brasileiro.


      
           Projetado pelo escultor Galileo Emendabili e localizado no parque Ibirapuera, encontra-se o maior monumento da cidade, medindo 72 metros de altura está o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, guarda os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, bem como de outros 713 ex-combatentes - mortos durante a Revolução de 1932. A simbologia do monumento também está presente no desenho do gramado ao redor do Obelisco, que possui área de 1932 metros quadrados e forma um coração onde está enfincada a espada (símbolo do obelisco) que sagrou a vitória política. Quem olha de frente o perfil da planta observa os números 32 - 9 - 7, que lembram o ano, o dia e o mês da Revolucão de Nove de Julho de 1932.

                 Idealizado e executado pelo escultor italiano Ettore Ximenes encontra-se o Monumento da Independência, localizado ás margens do Riacho do Ipiranga, no sítio histórico onde D. Pedro I proclamou a independência do país, em 7 de setembro de 1822.


             Á nossa volta, estamos cercados de informações e explicações sobre nosso país. Nossa cultura. É preciso aprender a “ler” os monumentos de nossa cidade.



 Fica a dica!      

 

3 comentários:

  1. Anônimo12:27

    Parabens, ótima matéria. Deveriam contratá-la como jornalista principal deste blog!!!!

    E ela é uma gatinha hein kkkkk

    bjuss Wilber

    ResponderExcluir
  2. Fatima22:18

    Voce deveria prestar mais atenção para não dar informações erradas. A segunda foto é do Monumento a República ou Triunfo a Republica em Niterói ,RJ

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Fatima por estar atenta às postagens e nos ajudar cada vez mais a melhorar. Grata Jéssely.

    ResponderExcluir

Se é Arte, é Categóricos!