24.5.11

Vida&Estilo

Por Adriana Carvalho

A moda – quando e como surgiu?

   Olá, eu sou Adriana Carvalho, assistente de estilo e estudante de Design de Moda. A partir de hoje, estarei aqui no AVM todas as terças-feiras com a coluna Vida e Estilo, onde falarei sobre moda:  sua evolução, últimas  tendências, estilo de vida e consumo. Moda não é apenas futilidade, é assunto sério e merece um pouco de reflexão.Convido a todos a deixarem seus comentários.
   Hoje, falo sobre o surgimento da moda e sua evolução para entendermos melhor porquê esta se tornou tão importante para a vida pós-moderna.

Imagem: reprodução fashion-designs121
    Segundo o dicionário Aurélio, moda significa : uso, hábito ou estilo geralmente aceito, variável no tempo, resultante de determinado gosto, meio social, região, etc. Porém, a moda é muito mais complexa. Vai além do simples modo de vestir-se. Moda é atitude, é expressão, é comunicação de cada indivíduo.
    Desde sempre os seres humanos têm a necessidade de comunicar-se ente si. Sendo assim, desenvolveu diversas formas de comunicação: escrita, falada, gestual e visual. A moda é  comunicação visual. A forma como nos apresentamos comunica ao outro a nossa visão de mundo, quem somos e nosso estilo de vida.
Talvez por isso a moda tenha ganhado tanta importância na atualidade. E com tantas mudanças frenéticas na moda, o que hoje é o máximo, amanhã é ultrapassado. E isso não acontece apenas com as roupas. A moda acontece em todas as esferas da vida moderna: música, artes plásticas, decoração, aparelhos eletrônicos, automóveis, diversão e até alimentação.
    Mas nem sempre foi assim. Desde o início da história até metade do século XIV, a maneira de vestir-se pouco se modificou. Variava apenas de uma cultura para outra, ou sofria mudanças muito sutis no decorrer dos séculos. Essas mudanças ainda não podem ser classificadas como moda.
    A partir do século XIV é que surge o vestuário diferenciado para homens e mulheres, lançando base para o traje moderno.Começam assim as mudanças constantes e extravagantes de forma fantasista e decorativa.
A moda começou a surgir entre a classe dominante e logo era copiada pelos demais, o que fazia surgir novamente a próxima novidade para diferenciar os ricos dos pobres.Desde o seu surgimento até hoje, a moda não só exibe um vínculo de posição social, mas também serve como vetor da individualidade; constrói a personalidade aparente e individualiza os seres humanos.



Um comentário:

  1. Dedé Vieira13:24

    Olá Dri, ótima sua estréia, posso até dizer que começou em grnade estilo rs. Parabéns pela coluna, sucessos a ti. Estamos mto felizes por estar conosco. Até me atreveria a perguntar a Todos o que é Moda na opnião de cada um?

    beeijos

    Dedé

    ResponderExcluir

Se é Arte, é Categóricos!