31.5.11

Vida&Estilo

por Adriana Carvalho

A História da calça Jeans


Fonte da Imagem: reprodução internet




       A calça Jeans virou quase um uniiforme da vida moderna. Você já reparou andando nas ruas, a quantidade de pessoas usando calças jeans? Se não reparou, repare! E irá confirmar o que eu disse aqui : que ela é quase um uniforme na atualidade. 

       Mesmo buscando a individualidade na hora de vestir-se, o ser humano ainda não encontrou uma vestimenta mais prática do que um jeans. Elas até variam em lavagens, detalhes, cortes, larguras das bocas... mas o tecido continua o mesmo: o bom e velho Denim.

      Tudo começou lá no século XIX nos Estados Unidos, quando os imigrantes Levi Strauss (da Alemanha) e Jacob Davis (da Letônia) resolveram transformar em roupa a lona que era usada na cobertura de barracas. No começo, as calças foram adotadas pelos mineradores, por serem muito resistentes. As primeiras calças jeans eram na cor marrom. Os rebites foram colocados nos bolsos para dar reforço.

       A calça jeans começou a ser fabricada na cor azul por Levi Strauss com a marca Levi's. A Levi's 501 foi criada em 1890 e é o modelo mais famoso em jeans até os dias atuais.
O nome "jeans" passou a ser usado na década de 1940, nos Estados Unidos, para designar calças de brim índigo blue, que começava a se tornar o uniforme dos jovens.

      Na década de 50, o jeans era usado pelos jovens rebeldes dos Estados Unidos e influenciou o mundo inteiro.As marcas Lee, Wrangler e Levi's eram as principais fabricantes e símbolos de jeans na época. No Brasil, a São Paulo Alpargatas foi a pioneira a fabricar as chamadas calças de brim Far-West, uma versão do jeans americano. Hoje a calça Jeans evoluiu, mas mantém a sua essência: resistente, atemporal, prática e continua sendo símbolo de juventude.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!