1.7.11

Digestivo Cultural

Por Jéssely Diamente

O MASP é considerado hoje o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul, por possuir o mais rico e abrangente acervo. São cerca de 8.000 peças, em sua grande maioria de arte ocidental, desde o século IV a.C. aos dias de hoje.    
VÍDEO-EXPOSIÇÃO DE YANN ARTHUS-BERTRAND E DA FUNDAÇÃO GOODPLANET, dirigido por Sibylle dorgeval e Baptiste Rouget-Luchaire

6 BILHÕES DE OUTROS  


 Período:
20 de abril a 10 de julho de 2011, subsolo do MASP.

No projeto 6 bilhões de Outros 5.600 entrevistas foram gravadas em vídeo em 78 países. Do pescador brasileiro ao advogado australiano, do artista alemão ao agricultor afegão, todos responderam as mesmas questões: “O que você aprendeu com os seus pais? O que você tem vontade de transmitir aos seus filhos? Quais os desafios que você enfrentou? O que é o amor para você?”
Das mais simples ás mais complexas respostas, levado por um a onda de emoções a reflexões mais profundas, você vai se misturar a estes homens e mulheres. Uma jornada ao coração da humanidade, oferecendo uma oportunidade única de refletirmos juntos sobre a diversidade humana e cultural.

PAPÉIS BRASILEIROS


Período:
De 5 de março a 02 de outubro de 2011, 1º andar do MASP

A coleção de gravuras ilustram o período em que a mesma emancipa-se de outras linguagens, como a pintura e a fotografia, e dedica-se à exploração de seus próprios recursos técnicos e expressivos. São 3 momentos.
* Primeiro movimento: Figuração - Sua função é representar esse mundo conforme a versão de “síntese interior” escolhida pelo artista. É o período coberto que vai do primeiro modernismo à atualidade.
* Segundo movimento: Abstração. Essas obras buscam a beleza ainda mais oculta do mundo, abaixo da superfície visível e que propõem uma harmonia secreta revelada ou inventada pelo artista. São pecas que exercitam de modo livre os elementos gerais da arte, como a cor, a linha, o plano, a partir de uma inspiração na música e na matemática.
* Terceiro movimento: uma outra figuração:  Antes de apontar para “a realidade”, esta arte visa a própria arte ela, como as obras do movimento anterior, mas recuperando agora o valor de representação do ícone, da parecença. A reprodução da imagem ganha novo meio: a impressão digital.

DEUSES E MADONAS - A ARTE DO SAGRADO




Período:
Desde 15 de outubro de 2010. Sem previsão de encerramento, Acervo MASP. 2º andar do MASP.

A representação de deuses e madonas nesta exposição alicerça-se sobre a ideia do  sagrado,   uma categoria da relação entre o ser humano, a vida e o mundo, que pertence ao campo do indizível, daquilo que foge ao racional.

Quer saber mais sobre as exposicões?! Visite o MASP: Avenida Paulista, 1578 - São Paulo - SP Telefone (55 - 11) 3251-5644

Fica a Dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!