25.8.11

Viva Bem

por Tassia Diniz
   Olá pessoal, essa semana tivemos uma pequena inversão nas colunas, mas semana que vem tudo volta a normalidade e eu, claro, todas as terças aqui na nossa coluna de Nutrição.Tema de hoje:
Avaliação Nutricional

    Hoje vamos abordar um assunto no qual já ouvimos falar em algum momento de nossas vidas que é o Índice de Massa Corpórea (IMC), eu, por exemplo, tomei conhecimento em uma aula de Educação Física, atualmente com a saúde, a beleza e a estética que em evidencia fica mais fácil de ouvir falar.
   O IMC significa uma melhor orientação em relação peso x altura, onde pode sinalizar a desnutrição, obesidade ou obesidade mórbida. A tabela do IMC foi desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde, para ajudar a população a controlar seu próprio peso, e combater a crescente “epidemia” de obesidade, que vem crescendo com a facilidade de alimentos “não-tão-saudavéis”, como os fast-foods.

A conta é simples só dividir seu peso x altura ao quadrado. Exemplo:

E como saber se o seu IMC esta abaixo, acima ou ideal?
      Antes de se julgar “gorda/magra” demais lembre-se que você não é um profissional da saúde, assim antes de tomar qualquer decisão consulte um médico.Para isso temos a tabela definida pela OMS, mas é só uma referencia, pois há exceções, antes de prescrever uma dieta ao paciente, temos que saber do seu histórico (doença genética, etnia, idade, sexo).
    Agora que você sabe o que é IMC, fica a dica que o espelho nem sempre (eu diria sempre) não basta para te definir, há muitas coisas a serem analisadas.

3 comentários:

  1. E mesmo com a facilidade que encontramos em obter informações nos dias de hoje, a estatística nos mostra que há um número alto de pessoas obesas, principalmente crianças. Espero que essa estatística mude positivamente nas gerações seguintes...

    ResponderExcluir
  2. achei legal, tem coisas que muitas pessoas desconhece, mesmo as pessoas vendo quase todos os dias nåo sabem fazer. Gostei muito

    ResponderExcluir
  3. Franciele14:04

    Muito legal, pode parecer bobagem mas é um assunto extremamente importante...

    ResponderExcluir

Se é Arte, é Categóricos!