6.9.11

Conversa Nutricional

Tassia Diniz
Os Benefícios da Soja.

A soja é originária da China e Japão, mas no inicio do século XX chegou ao Ocidente.
É um alimento muito utilizado na culinária Japonesa, na qual se denomina shoyo, pelos orientais.
A soja é rica em proteínas, possui de 35 a 40% de proteínas de alto valor biológico. Também é uma excelente fonte de minerais como: cobre, ferro, fósforo, entre outros. Além disso, possui fibras, que faz com que o funcionamento do intestino fique regulado. Estudos atuais comprovam que o consumo de produtos à base de soja promovem benefícios à saúde.
Produtos a base de soja pode ajudar a prevenir certas doenças como:
- Doenças Cardíacas: 25g do alimento consumido ajuda a reduzir o colesterol LDL (que é o que chamamos de colesterol ruim); e aumenta o colesterol HDL (que conhecemos como o bom colesterol).
- Auxilia na Prevenção do Câncer: diminui a incidência de câncer de mama, cólon e próstata.
- Menopausa, diminui a sensação de calor durante a noite.
- Para pessoas Diabéticas, a soja ajuda a regular o nível de glicose.
Isso só é possível pela substância isoflavona, por apresentar semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos, encontrados em maior concentração nas mulheres.
A soja pode ser consumida de varias maneiras como: extrato de soja, óleo de soja, proteína texturizada da soja (PTS) e farinha de soja.
Um exemplo que podemos citar como alimento que contem o extrato de soja é o famoso tofu. De origem japonesa, esse alimento é bastante consumido pelos orientais e com diversidade de etnias que encontramos no nosso país, os brasileiros estão cada vez mais consuindo produtos japoneses, inclusive o tofu, que é um queijo a base de soja.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!