2.9.11

Digestivo Cultural

por Jéssely Diamente


            Vamos concentrar-nos em George Raymond Richard Martin.
Nascido em New Jersey, em 20 de setembro de 1948, desde cedo Martin tornou-se um fanático por miniaturas medievais, livros de ficção científica, fantasia, terror e comic books, chegando a criar seus próprios fanzines. Em 1968, ele escreveu uma carta para o editor de “Quarteto Fantástico” e para sua surpresa sua carta foi respondida, e isso foi o que serviu de incentivo á ele na sua carreira profissional.
Em 1970, aos 21 anos, Martin conseguiu vender seu primeiro trabalho profissional, “The Hero”, para o Galaxy. A história foi publicada em fevereiro de 1971, o que lhe rendeu oportunidades. Durante os anos 80 sua carreira tomou outro rumo e ele passou a escrever para televisão e trabalhar como editor de série de livros. Na televisão, sua criatividade tomou forma em alguns episódios da famosa série “Além da Imaginação”.
            Mas nem sempre as coisas foram fáceis para Martin, durante muitos anos ele batalhou para conseguir chegar onde está hoje... E como todo bom escritor, sua carreira teve momentos bons e ruins. Várias vezes seus trabalhos foram recusados, porém ele nunca desistiu.
Em 1991 iniciou o que viria ser o primeiro volume da série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, cujo primeiro volume “A Guerra dos Tronos" só chegou a ser publicado em 1996. Apenas a partir do segundo volume a série começou a alcançar listas de livros best sellers, acarretando com o elogio e a crítica de diversos autores ao redor do mundo. O seu estilo de escrita é completamente fascinante, já que em vários momentos do decorrer da história podemos analisar uma mesma cena em até oito pontos de vista diferentes. Seus personagens são fortes e complexos. São o carro forte de sua história... Não se tratam apenas de mocinhos e bandidos, são personagens quase que reais. Martin consegue fazer com que o leitor se transporte para um tempo medieval onde grandes Lordes batalham pelo poder, e onde lealdade, dignidade e comprometimento não passam de palavras. O livro é repleto de itens que fazem com que a história fique ainda mais intrigante, e o leitor imagina-se na pele do próprio personagem. Traição, batalhas épicas, mistério, intrigas e romance são o que envolvem esse livro.
A série criada pela HBO sobre “Crônicas de Gelo e Fogo” ultrapassou as expectativas, recebeu críticas elogiosas e obteve mais de 4 milhões de espectadores em seu piloto.
Realmente, não é de se admirar que Martin hoje seja considerado um novo mestre da fantasia e um dos homens mais influentes do mundo em 2011.


Fica a Dica! 

Acompanhe também: http://www.jdiamente.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!