30.9.11

Digestivo Cultural

por Jéssely Diamente

      Como está a infância hoje? Como a televisão, o meio de comunicação mais conhecido,  de maior influência na vida e muitas vezes na formação de um caráter, tem reagido á constante evolução tecnológica? Será que a mídia em si, tem tido um peso positivo perante a infância? Como estão os desenhos hoje?

         Há uns anos atrás, não muitos... Os desenhos vinham sempre acompanhados de lições de moral. Alguns criticavam sim a sociedade num geral, mas de uma forma incrivelmente perfeita. Os desenhos parecem ser coisas inocentes não?! Mas você que é pai, ou você que é mãe, ou até mesmo você que um dia pretende ser o espelho de uma criança... Já parou para se perguntar aonde vai parar esse sistema? Parece até mesmo tolice pensar sobre desenhos infantis, mas realmente vale á pena, até mesmo por questões culturais. Os desenhos são na maior parte coloridos, chamativos e extremamente atraentes á uma criança. Mas será que são todos eles realmente significativos para formar um individuo?

          A mídia não se importa mais com o conteúdo, ou a qualidade de algo. O que importa é único e exclusivamente o capital. Os pais de hoje que foram criados no capitalismo de ontem, não conseguem enxergar algo de certa forma tão nítido... A infância das crianças está sendo roubada, nesse exato momento. O que importa mais: Educar uma criança de acordo com sua idade, como por exemplo, brincar ao ar livre, correr... Ou simplesmente permitir que eles se tornem consumidores natos da sociedade e passem á viver alienados do que os cerca. Desenhos anteriormente tão “inocentes” passaram a ter um teor voltado para adolescentes e adultos, porém de uma forma tão sutil que os torna quase imperceptível.   

          O que uma criança assiste na televisão, muito tem a ver com cultura. Aquilo que uma criança sabe ou os conhecimentos e costumes que ela adquire, vão ser moldados de acordo com aquilo que ela vê. Bem se sabe que a infância é o melhor período de aprendizagem, mas será que ela está absorvendo algo significativo ou apenas ingerindo informação inútil. Antigamente os desenhos eram repletos de moral, explicavam o valor de uma verdadeira amizade, mostravam o quanto dar valor aos pais é importante. Mas e hoje? O que mais se vê na televisão são desenhos onde o suposto “mocinho” sempre resolve as coisas, porém de uma forma agressiva e infundada.

Cultura desenvolve-se desde pequeno... O tempo vai passando que o que você aprendeu vai revelando-se aos poucos se valeu realmente á pena, ou não. Analisar as coisas com um olhar mais crítico hoje, será o primeiro passo para ajudar a melhorar a sociedade de amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!