19.9.11

Questão de Notícia - EDIÇÃO ESPECIAL

por Carmem Hernandes


 Nova moda da transparência na política.

    Foi dada a largada aqui em São Paulo para assumir essa nova tendência mundial implantada por Barack Obama em seu governo, a chamada: “Política da Transparência”.


    Seguindo o novo pensamento, a Câmara Municipal de São Paulo implantou o programa de dados abertos, onde mostra através da internet, seus contratos e dados referentes ao funcionamento da casa, inclusive seus gastos.

    Esse sistema tem linguagem XML, permite cruzar as informações livremente. Assim, você pode saber quanto a Câmara Municipal, e claro, também os Vereadores, gastam com a TV Câmara, com frota de carros, com sua publicidade, com o café que é servido sem parar para os que trabalham e também para a população que frequenta livremente suas dependências, assim como todos os outros gastos internos.

    É possível ter acesso a essas informações no próprio site da Câmara Municipal, no link “Transparência”:   http://www.camara.sp.gov.br/.  Ele mostra com detalhes todos os contratos fechados e quanto custa cada fornecedor, assim você pode saber quanto está gastando a conhecida “Casa do Povo”.  Inclusive, é possível conferir a lista de presença de vereadores em cada sessão e a forma como cada um votou.


   Agora, é acreditar que em breve já podemos ficar por dentro de tudo. Será que essa moda da transparência vai dar certo e se espalhar? Mas saber a verdade sempre foi direito meu e seu, e precisamos cobrar para que dê continuidade. Depende do povo não deixar essa novidade cair no esquecimento e no descaso. É preciso cobrar nossos governantes! Quem sabe estamos entrando numa nova fase de interatividade com o governo?


Vamos ficar de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!