14.10.11

Digestivo Cultural

por Jéssely Diamente



          Já pensou em visitar o “berço da humanidade”, o lugar de origem de uma das culturas mais conhecidas mundo afora?

Já pensou em visitar a Grécia?

          Há bons motivos para se escolher um lugar como a Grécia. Primeiro por ela ter sido fundada á muitos e muitos anos, o que significa que ela é um centro cultural sem reservas. As duas polis mais importantes foram Esparta e Atenas. Foi na Grécia que se originou os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Aquela civilização desenvolveu uma rica mitologia, fator que influenciou muitos escritores á relatar tal cultura em seus livros. A Grécia também teve um papel muito importante para a Filosofia, já que os dois filósofos mais conhecidos, Sócrates e Platão, originaram-se dela.

         A dramaturgia era um grande marco para os Gregos, anfiteatros estavam espalhados por toda a cidade, onde atores representavam peças dramáticas ou cômicas, usando máscaras. Poesia, artes plásticas e arquitetura sempre fizeram parte da cultura. Os Gregos eram acima de tudo muito religiosos, em sua cultura politeísta, os deuses assumiam traços humanos, eram sempre belos e o culto ao corpo era muito forte. Eles costumavam consultar os deus no oráculo de Delfos (um local sagrado na Grécia Antiga, destinado ao templo de Apolo, deus da luz, do sol, da profecia e da verdade.)  O Oráculo, tornou-se um grande centro religioso da época, onde era consultado para se obter respostas sobre questões cotidianas, política, vida sentimental, guerras etc. Hoje é um local freqüentemente visitado por turistas de todo o mundo.

         Os gregos ergueram palácios espetaculares, colunas e acrópoles de mármore até hoje vislumbrados. A Grécia foi um verdadeiro berço da civilização. Vale á pena conferir de perto tal cultura.


Fica a Dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!