8.11.11

Conversa Nutricional

Tassia Diniz


Coloque mais Cálcio na sua vida. Beba leite!



Leite    Todos nós sabemos que o leite faz muito bem a saúde , mas nos indagamos ao responder quais os reais benefícios que ele proporciona ao nosso corpo. O leite é um ótimo alimento, pois contém, cálcio, que ajuda a construir ossos fortes, além de possuir 8 tipos de vitaminas e minerais essenciais.


     O leite é o alimento natural com a maior concentração de Cálcio (Mineral essencial para a formação e a manutenção da integridade dos ossos, o que acontece da gestação até cerca dos 25 anos). Depois disso, o Cálcio é necessário para manter a integridade dos ossos.Na função de sua forma química e da presença da lactose, é  facilmente absorvido pelo organismo do que  outros alimentos. Por isso, leite na mesa no dia-a-dia é simplesmente indispensável.

     Atenção mães, o leite integral é um bom fornecedor de energia para as atividades do dia-a-dia. Por isso, é ideal para as crianças. Servir 3 copos diários de leite já atende 25% das suas necessidades diárias de calorias.Anote essa tabela:

É recomendável tomar todos os dias:
Até os 10 anos, 3 copos de leite;
Até os 25 anos, 5 copos de leite;
Até os 50 anos, 3 copos de leite e Depois dos 50 anos, de 5 a 6 copos de leite.

Vou mostrar para vocês agora os tipos de leite:

Leite integral: contém no mínimo um teor de gordura de 3%.

Leite semi-desnatado: contém teor de gordura de 2,9 a 0,6%.

Leite desnatado: contém no máximo um teor de gordura de 0,5%.

Leite enriquecido com Vitaminas: pode conter as vitaminas A, D, B6, B12, C, E, além de elementos como o ácido fólico e a nicotinamida.

Leite enriquecido com Ferro: além dos nutrientes naturalmente presentes no leite, algumas empresas desenvolveram o leite enriquecido com ferro, a fim de proporcionar ao consumidor um alimento que seja fonte de ferro. Esta quantidade pode variar de 0,8 a 3 mg por 100 ml.


Leite enriquecido com Cálcio: dada a importância do cálcio para o organismo, algumas empresas enriquecem o leite com maior quantidade de cálcio, além do do que está presente no leite.

Leite com Ômega: Ômegas são ácidos graxos poliinsaturados e não são produzidos pelo organismo. Eles favorecem principalmente o desenvolvimento do sistema imunológico e contribui para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides, regulando, assim, a fluidez do sangue e controlando a pressão arterial. Existe no mercado o leite que contém ômega.

Leite com lactose reduzida: É o leite que contém todos os nutrientes, porém com teor reduzido de lactose. Algumas pessoas possuem deficiência na produção da enzima lactase, normalmente presente no intestino. A deficiência desta enzima é conhecida como intolerância à lactose, e pode causar alguns sintomas como: flatulência, mal-estar e diarréia, após a ingestão de certa quantidade de leite.

Leite enriquecido com Fibras: é enriquecido com a inulina, que é um tipo de fibra alimentar. Uma substância totalmente natural, solúvel, e que ao ser adicionada no leite não altera seu aspecto e nem seu sabor. Por não ser digerida pelo estômago, a inulina não é aproveitada pelo organismo e portanto não altera o valor calórico do leite nem aumenta o nível de açúcar no sangue. Na verdade, quem consome essa substância são as bifidobactérias. Essas bactérias compõem a flora intestinal e inibem o desenvolvimento de outras bactérias indesejáveis, que causam diarréia ou câncer de cólon, por exemplo. Alguns estudos indicam que o consumo de fibras também ajuda no controle dos níveis de colesterol sanguíneo.


     Então incluia o leite no seu cardápio diário e lembre-se que qualquer alteração no seu organismo procure um profissional qualificado de nutrição!

2 comentários:

  1. Tassia, ótimo texto e esclarecedor também, e por coincidência, sempre gostei de leite desde pequeno, até hoje é um ítem que não despenso no meu cardápio diário, e sei também dos ótimos benefícios que o cálcio produz em nosso organismo. Linda matéria, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo, fico feliz em saber que gostou. Bom eu não sou muito fã de leite, mas as vezes substituo pelos derivados ou até mesmo junto com outro alimento, mas acaba perdendo um pouco suas funções, assim pelo menos estou ingerindo. E obrigada mesmo!

    ResponderExcluir

Se é Arte, é Categóricos!