4.11.11

Digestivo Cultural

por Jéssely Diamente

Augusto Cury

       Mais uma dica cultural do que considero ser a ferramenta mais eficaz que se pode obter: Livros! Um dos escritores de maior prestígio no Brasil, Augusto Cury teve seus livros publicados em mais de 50 países e vendeu mais de 12 milhões de exemplares somente aqui no Brasil. Cury é um médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor de literatura psiquiátrica. Cury também desenvolveu a teoria da inteligência multifocal, que consiste em buscar desvendar o complexo funcionamento da mente humana.
Destacam-se dez dessas funções:
  1. - A arte de amar e valorizar a vida
  2. - A arte de apreciar o belo
  3. - A arte de pensar antes de agir
  4. - A arte de expor e não de impor as idéias
  5. - A arte de ser solidário
  6. - A arte de gerir os pensamentos dentro e fora dos conflitos
  7. - A arte de se colocar no lugar dos outros
  8. - A arte de manter o espírito empreendedor
  9. - A arte de trabalhar perdas e frustrações
  10. - A arte de colaborar em equipe
Um ótimo exemplo da aplicação dessa teoria são os livros: “Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes” e “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”. Os livros trazem histórias de vida onde os personagens são reais e passam por situações que nos deparamos diariamente no nosso cotidiano. Além de uma análise sobre a educação e os métodos de ensino dos professores, alunos são treinados e cultivados para o mercado de trabalho, para encarar um mundo de competição, enquanto Cury defende a teoria de que deveriam ser treinados para serem pensadores, formadores de idéias capazes de lutar por um ideal. Mostra também as relações conflitantes dentro dos laços familiares, a importância de uma base quando se é pequeno e os males que uma separação ou conflitos podem causar em um lar, tornando o que antes deveria ser um refúgio em um campo de batalha. Mas mais do que apenas apontar os pontos onde nossa sociedade falha, Cury proporciona uma solução: Conselhos simples e realistas.

Muitos o consideram um escritor de auto-ajuda, porém Cury é mais do que isso. Ele é um professor. Ele ensina o valor da vida e retrata de uma forma simples e concisa a importância de se aplicar valores como amor, honra e amizade. Histórias onde você se encantará, se deliciará e se identificará com cada personagem... Crianças, adolescentes ou adultos... Cury é uma leitura para todos.

Fica a Dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!