25.11.11

Vintage Cultural

por Jéssely Diamente

                 Já se perguntou qual a origem de uma das datas comemorativas mais conhecidas pelo mundo? O natal. Será que tal data realmente é concreta? Segundo a Enciclopédia Barsa: “A Data real deste acontecimento [do nascimento de Jesus]... não foi ainda satisfatoriamente reconhecida...”. A New Catholic Encyclopedia reconhece o seguinte: “A data do nascimento de Cristo não é conhecida. Os evangelhos não indicam nem o dia e nem o mês... Designou-se ao nascimento de Cristo a data do solstício do inverno (25de dezembro no calendário Juliano, 6 de janeiro no egípcio), porque, nesse dia, à medida que o sol começava seu retorno aos céus setentrionais, os devotos pagãos de Mitra celebravam o aniversário natalício do sol invencível”. E quanto ao costume de dar presentes como parte da celebração? Bom... A Grande Enciclopédia Delta Larousse declara que as saturnais eram “festas... que constituíram... ocasião para trocar presentes.” E em muitos lugares diz-se às crianças que os presentes são trazidos por Santa Claus, São Nicolau, Papai Noel, os magos, o elfo Jultomten ou até uma bruxa conhecida por La Befana. Como sabemos nenhuma dessas histórias são verdadeiras. O que torna claro que essa é uma data infundada para se comemorar o nascimento de Jesus.
                E o que dizer da Páscoa? Qual sua origem e os costumes associados a ela? The Catholic Encyclopedia diz: “Muitíssimos costumes pagãos, celebrando a volta da primavera, gravitavam para Easter [Páscoa]. O ovo é emblema da vida germinante do princípio da primavera... O coelho é símbolo pagão e sempre tem sido emblema da fertilidade”. No livro The Two Babylons, de Alexandrer Hislop, lemos: “Que significa o próprio termo Easter? Não é outra coisa senão Astarte, um dos títulos da Beltis, a rainha do céu. Os bolinhos quentinhos marcados com um cruz, na sexta-feira da Paixão, e os ovos tingidos, do domingo de Páscoa ou Easter, constavam dos ritos dos caldeus.”
                Qual a origem de São Valentim (dia dos namorados)? The World Book Encyclopedia informa: “Os costumes relacionados com este dia… provavelmente vêm duma antiga festa romana chamada Lupercalia, que se realizava todo 15 de fevereiro. A festa homenageava Juno, a deusa romana das mulheres e do casamento, e Pã, o deus da natureza.”
                Existem muitas outras datas comemorativas que cercam a sociedade... Porém muitos, as comemoram sem nem saberem de onde se originou e o que significa. Vale á pena pesquisar e descobrir um pouco mais sobre os costumes que nos cercam.

Fica a Dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!