27.1.12

Vintage Cultural

por Jéssely Diamente


Já ouviu falar em Fanfic? A abreviação vem do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs", popularmente chamada de “Fic”. Tratam-se de contos ou romances escritos por terceiros, que não fazem parte do enredo oficial de animes, séries, mangás, livros, filmes ou histórias em quadrinhos a que se referem. Os autores dessas Fics são chamados de Fictores.
Com a popularidade que a internet veio tomando ao longo dos anos, tornou-se muito mais fácil para os fãs escreverem, lerem ou interagirem com pessoas que tenham o mesmo interesse. Existem vários veículos de extensão, como blogs e sites, geralmente associados a um único tema (mangás, por exemplo), embora muitos abordem vários temas inclusive traduções de histórias para outros idiomas.
Uma fanfic pode também cruzar-se com um jogo de RPG, nascendo a partir daí um personagem original e autentico que segue uma história paralela à original, podendo até pegar emprestado alguns acontecimentos ou cronologia. Os Fictores (autores) criam suas histórias que serão lidas e discutidas por vários fãs ansiosos que esperam pelo próximo capítulo. Existem várias classificações, como por exemplo:

- Deathfic – o personagem principal morre.

- Side Storie - Fanfic curta que explica um fato ocorrido numa outra fic. Um tipo de "bônus". Um capítulo que não se encaixa no meio da história original. Geralmente é de um capítulo apenas.

- Canon – seguem fielmente a história, principalmente em termos de shippers.(casais)

- Songfic - a história é acompanhada por uma trilha sonora escolhida pelo autor.

- U.A. (Universo Alternativo) – a história se passa em um mundo diferente do criado pelo autor original, porém, mantêm os personagens com suas características.

As Fanfics são muito comuns entre pessoas de todas as faixas etárias, e são histórias realmente envolventes e intrigantes, com certeza muitas deveriam ser publicadas! Uma dica sobre fics: A Tríade do Poder e Um Alguém como Eu! Vale à pena conferir essas histórias tão fantásticas de universos tão diferentes!

 

Fica a Dica!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!