3.2.12

Vintage Cultural

por Jéssely Diamente

EGITO!


          Egito, o lar dos grandes faraós e de muitos mistérios. Localizado no norte da África, tem o litoral norte banhado pelo mar Mediterrâneo e o litoral oriental pelo mar Vermelho. O país é conhecido por sua antiga civilização bem como por alguns dos monumentos mais famosos do mundo: as pirâmides de Gizê e a grande Esfinge. A história dessa civilização sempre esteve envolta duma nuvem mística resultado da inevitável mistura de deuses, mitos, monumentos e personagens que marcaram a história da humanidade.
       Um dos grandes mistérios do Egito antigo talvez seja o assunto em torno de um dos mais famosos faraós: Tutancâmon. O rei-menino, que assumiu o trono aos nove anos, morreu aos 19, 3.300 anos atrás, e ainda faz atiçar a curiosidade de muitos arqueólogos. O mais interessante sobre Tutancâmon talvez seja o fato da forma como encontraram sua sepultura, uma fez que seu túmulo ainda não estava pronto foi sepultado em uma tumba de dimensões pequenas para o cargo de um faraó.

        Em 1922 através dos esforços de Howard Carter, foi encontrada a tumba de Tutancâmon, porém esta só foi oficialmente aberta em 16 de fevereiro de 1923. Foi a partir da abertura da tumba que se iniciou a famosa “Maldição do Faraó”. Tal maldição veio à tona depois que eventos inexplicáveis começaram a ocorrer com os descobridores do túmulo. O mecenas de Carter, Lord Carnarvon, faleceu a 5 de abril de 1923, não chegando a ver a múmia do faraó, e no momento da sua morte ocorreu na capital egípcia uma falha elétrica sem explicação. Nos meses seguintes morreram um meio-irmão do lorde, a sua enfermeira, o médico que fizera as radiografias e outros visitantes do túmulo.
Além de tudo, no dia em que o túmulo foi aberto de forma oficial, o canário de Carter foi engolido por uma serpente, animal que se acreditava proteger os faraós de seus inimigos.

      Uma cultura fascinante, um cenário espetacular, e mistérios sem explicação são o lar de uma das mais antigas e conhecidas culturas do mundo. Vale à pena conferir mais sobre esse país tão vasto e cheio de vida que é o Egito!

Fica a Dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!