23.3.12

Vintage Cultural

por Jéssely Diamente


Já parou para pensar no significado de expressões tão utilizadas no nosso dia-a-dia? Como por exemplo: Salto Luís XV e Ok? Vamos ver a origem de tais expressões.


- Apesar de não haver indícios sobre quem criou o salto alto, sabe-se que ele foi amplamente utilizado a partir do século 17 na corte do rei Luís XIV (1643-1715), da França, que abusava do luxo, das perucas e dos sapatos de salto. Os registros históricos dizem que Luís XIV não passava de 1,60 metro, por isso adorava sapatos que pudessem aumentar sua estatura.
Apesar disso, o salto ficou realmente conhecido no reinado seguinte. Luís XV não só levou a fama, como também virou nome de um tipo de salto, largo na ponta e na base e afinado no meio. "O salto era peça exclusiva do vestuário masculino e apenas na corte de Luís XV passou a ser utilizado por mulheres",é o que diz o coordenador do curso de história da moda do Senac.


- Já a expressão Ok, é muito discutida, pois existem várias hipóteses, sejam elas de origem grega, indígena norte-americana, afro-americana, entre outras. Porém a mais conhecida talvez seja a da Guerra Civil estadunidense, que dizia que quando não havia nenhuma baixa nos campos de batalha anotava-se 0 Killed (nenhum morto) ou abreviando 0K, o que tornou-se sinônimo de algo bom visto que não havia vítimas no combate.

Hoje em dia é uma expressão muito utilizada com o sentido de “sem problemas”, “tudo certo”, “está bem”.

Com certeza vale muito a pena descobrir um pouco mais a fundo a origem de palavras tão popularmente ditas, que contém uma origem realmente interessante.

Fica a Dica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!