17.5.12

Coluna-Fórum

por Dedé Vieira

POR QUE HÁ CADA VEZ MAIS SEPARAÇÕES ENTRE CASAIS NO BRASIL?

Nos últimos dez anos, o número de divórcios no Brasil aumentou, passando de 1,7%, em 2000, para 3,1% em 2010 segundo dados do IBGE. Ao mesmo tempo, o número de uniões consensuais, aquelas em que não há cerimônia no civil nem no religioso, também aumentou no país. A união matrimonial seguida por divorcio em questão de dias praticamente virou um hábito, uma tentativa, um lema de sobrevivência: “se der certo, ótimo. Se não der certo, cada um para o seu canto”


A instituição do divórcio no Brasil completa em 2012 seus 35 anos. Com as grandes mudanças refletidas na nossa sociedade o divorcio passou a ser aceitável com maior naturalidade.  A Emenda constitucional 66 que dispõe sobre o rompimento do casamento civil pelo divórcio, suprimindo o requisito de prévia separação judicial por mais de 1 (um) ano ou de comprovada separação de fato por mais de 2 (dois) anos, contribuiu para diminuir a interferência do Estado na vida privada das pessoas, pois sobre o caso não é preciso apresentar um motivo de separação. Esse benefício (acredita a legislação) minimiza as brigas entre casais sobre o fim do relacionamento, pois não é preciso identificar o "culpado" pelo rompimento.


Mas qual a sua opinião sobre este assunto:

 Opinião Popular
Orlando Bilker - 25 anos
 Na minha opinião falta de comunicação  é o principal motivo, depois vem o egoismo, falta de  respeito um com outro deslealdade e infidelidade

Thamyris Santos - 18 anos

A Falta de compreensão e de uma boa base familiar, pois se as pessoas tivessem uma criação basada em principios um pouco mais ''tradicionais'', elas pensariam Mil vezes antes de se casar e outras mil vezes antes de separar.

Um comentário:

  1. Anônimo17:48

    Eu concordo com as opiniões acima , Eu acredito que as pessoas precisam de auto - controle , amor , porque afinal com decidimos partir pra um CASAMENTO ja teve tempo suficiente pra pensar no que queria da vida , é um compromisso sério , mais pareçe que hoje virou um verdadeiro parque de diversões , as pessoas brincam ate a hora que se cansam e muda de briquedo.

    ResponderExcluir

Se é Arte, é Categóricos!