24.5.12

Coluna-Fórum

por Dedé Vieira

Quanto vale a sua Saúde?

Desde 1988, o Brasil estruturou um sistema de saúde dinâmico e complexo, o SUS (Sistema Único de Saúde), baseado nos principios da saúde como sendo um direito do cidadao e um dever do Estado. O SUS tem o objetivo de prover uma atenção abrangente e universal, preventiva e curativa, por meio da gestao e prestação descentralizadas de serviços de saúde, promovendo a participação da comunidade em todos os niveis de governo.
                                                                             
 Porém o SUS possui algumas limitações como: melhorar amplamente o acesso a atenção básica e a emergencia, atingir uma cobertura universal de vacinação e assistencia pré-natal e investir fortemente na expansão dos recursos humanos e de tecnologia, incluindo grandes esforços para fabricar os produtos farmaceuticos mais essenciais ao pais.
A grande questão é:
A renegociação dos papéis público e privado.
Se a Ideia do SUS era implantar um sistema de igualdade e sustentabilidade, por que então o sistema de saúde não se torna de fato um sistema universal?

Por exemplo, o Reino Unido que tem a 7ª maior economia do mundo perdendo para o Brasil que ocupa a 6ª colocação possui um dos melhores sistema de saúde. Lá, quando é preciso tratar alguma doença, estrangeiros, imigrantes ilegais, ricos e pobres buscam o mesmo serviço. Criado há 63 anos, o National Health System (NHS), nome oficial do sistema de saúde britânico, que por irônia foi a inspiração da criação do Sistema Único de Saúde no Brasil, é um modelo universal, eficaz e principalmente gratuito.

Enquanto isso no Hospital Albert Einstein (O mais moderno do País) há sistemas de "mimos" na salas de esperas.


As questões que enfrentamos quanto a area da Saúde são assuntos Políticos que terão sua verdadeira solução com ações conjuntas dos envolvidos e da População. É escancarada a realidade desigual a que vemos mediante a situação economica em que o país se encontra. Regulamentar o Sistema de Saúde? Ainda não o fizeram, por que?



Na Sua opinião, você é a favor ou contra ao Sistema de Saúde do Brasil?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!