18.7.12

Coluna-Fórum

por Dedé Vieira

Estamos realmente preocupados com a nossa alimentação?


Com a vida agitada que todos nós levamos, não nos preocupamos muitas vezes com a alimentação. Muitos ainda lembram do assunto quando surge algum tipo de doença e a pessoa se vê obrigada a se alimentar de uma forma mais saudável.

Comer alimentos ricos em gorduras, consumir alimentos industrializados em excesso  e outras atitudes deste tipo como fast foods diminuem a disponibilidade de nutrientes, que são necessários para o bom funcionamento do organismo, o que resulta no processo de doenças.

Veja a seguir algumas doenças causadas por uma alimentação inadequada:

Obesidade
obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associado a problemas de saúde. Podemos citar como causas da obesidade, fatores genéticos, ambientais e psicológicos. Entre os fatores ambientais está o consumo excessivo de calorias e a diminuição no gasto energético, que devem ser modificados para o controle da doença.


Colesterol elevado
O aumento de colesterol na corrente sanguínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere. No organismo ele é produzido pelo fígado e o colesterol proveniente da sua alimentação encontra-se em alimentos como: manteiga, margarina, creme de leite, bacon, leite integral, queijos amarelos, enfim, alimentos de origem animal. Consumir estes alimentos em excesso pode elevar os níveis de colesterol no sangue.

Gastrite
Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que podemos classificar de aguda ou crônica. Nos casos de gastrite crônica, o agente causador mais comum é a infecção pela bactéria helicobacter pylori. Mas também pode ocorrer devido ao fator hereditário, stress, má alimentação, realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grandes intervalos entre cada refeição.

Diabetes
É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela ação insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes tipo II pode estar relacionada com o excesso de peso e a obesidade.

Essa não é a 1ª conversa sobre boa alimentação, mas com certeza é mais um alerta sobre os perigos que nos cercam diariamente, ter equilibrio na vida envolve também o que você come,   e tudo isso depende de uma boa orientação.




E você, como está seu hábito alimentar? Deixe seu comentário. Participe deste debate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!