30.9.13

Discussão:

Literatura nem tão chata
Texto monólogo de Dedé Vieira

Ler – a arte de ver o que está escrito interpretando por meio da leitura.

Letra – Cada um dos caracteres do abecedário

Tudo muito simples. Tudo muito claro.

Dois planos que constrói a literatura. O sentido de literatura verte como homens de letras ou qualquer tipo de material impresso. Somos seres literários quando somos capazes de sonhar e fantasiar.

Literatura é nada mais do que tudo aquilo que adotamos como ideologia. Sim as nossas ideias, os nossos sonhos, os nossos planos são literaturas. Acontece que existem pessoas que querem expressar esses sonhos, ideias e planos tanto pessoais como daquilo que observam na coletividade.

Veronika Assis- Literatura é algo chato, sem graça e me dá sono. Sei que faz parte da cultura, mas a literatura só torna as pessoas em seres inteligentes e egoístas.

Marco AndréPra mim, pessoas quererem escrever, inventar histórias ou falar da realidade é válido. Só não acho certo o “camarada” querer ser o mais inteligente e assim constranger os outros como burros. Isso acontece muito entre esse pessoal da literatura.

Rafael SenegalPrecisamos de cultura. Uma nação sem cultura é uma nação vazia, é uma nação morta. Mas precisamos repensar sobre a forma que a cultura é transmitida ou oferecida.

Ana Carolina Martinseu não sou de ler. As vezes vejo um livro com tema atraente, até começo a ler, mas ai começam aquelas palavras difíceis que torna a leitura cansativa, ai eu desisto.

Cecília AlvesAmo as poesias da minha chara Cecília Meireles.Literatura é tudo de bom, enriquece nosso vocabulário e acrescenta valores em nós.

Laurindo Lopes Ler é bom. Cada escritor expressa aquilo que sente aquilo que vê. Cabe a cada um tentar entender o que ele está dizendo, isso torna a literatura interessante, as conversas, os diálogos.

Maria Aparecida SouzaEu leio quando dá, nos dias de hoje não há tanto espaço para a literatura. Trabalhar nos consome muito.

Carina AlbuquerqueSei que a Literatura é importante, mas convenhamos, a literatura é muito chata. Acho que os escritores deveriam pensar que existe todo tipo de gente e escreverem de uma forma mais clara.

Robson pereiraNão sou de ler e não gosto. Acho que literatura é cada um falando o que acha da vida e pronto. Talvez aquilo que o escritor pensa e escreve não é o que eu penso, acho sem utilidade nenhuma isso.

O “Não Literatura” está em mais da metade da população brasileira. Uma estatística triste devido ao fato do Brasil ter uma história linda construindo uma literatura fantástica. Mas sabe que as pessoas estão certas em achar que literatura é chata. Sabe por quê?

- Por causa da forma que a literatura é contada nos diálogos, nas palestras e livros. Formas ultrapassadas. Já repararam nesses grupos de leitura que um sempre quer ser mais inteligente que o outro ou empolam a voz falando termos que nem mesmo eles conhecem.

Agora escritores é necessário todos entenderem que temos liberdade de expressão, não há necessidade de querer passar uma idéia nas entrelinhas. Queremos questionar, claro, mas queremos entender primeiro e pra entender é preciso objetividade.

A literatura está em nós

A arte da literatura nasceu e está principalmente nas periferias e lugares carentes. Pichações são legítimas literaturas enrustidas (Não apoiamos as pessoas a pichar) isso é errado, porém é preciso observar esse sujeito – o Pichador. Nota, o pichador cria uma IDEOLOGIA, passa isso para uma marca em siglas ou palavras e espalha para que possam interpretá-los. É nítido ou não é?!

Slogans que enriquecem o valor do produto em anúncios, histórias de vida que escutamos nos ônibus indo para o trabalho. Piadas elaboradas num churrasco com a família. Tudo isso gera literatura. Tão simples né?!

Precisamos de mais objetividade no mundo literário, por que tudo que fazemos ela está lá em todos os sonhos, todos os planos, todos os ideais. Todos desde o inicio fizeram parte da literatura só que não sabiam, até agora.

Os depoimentos relatados nesse texto são de pessoas que não se conheciam. Pedi a elas que falassem tudo aquilo que achavam da literatura. No final de cada depoimento contei que aquilo que estavam fazendo, relatando suas opiniões é simplesmente Literatura. As reações foram as mais positivas e o mais surpreendente pra mim foi quando todos disseram que finalmente tinham entendido o que é literatura e que “literatura nem é tão chata assim”


Quer participar. Deixe seu comentário: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é Arte, é Categóricos!